"A música de Taylor Swift, Lady Gaga, Drake e muitos outros cantores voltará a estar disponível para os milhões de usuários do TikTok. A Universal Music Group (UMG), empresa proprietária dos direitos dos artistas, assinou um novo acordo de 'licença multidimensional' com a rede social chinesa, comprometendo-se a melhorar a remuneração dos artistas, fornecer-lhes novas oportunidades de promoção e oferecer-lhes maior proteção contra inteligência artificial (IA)."
"Acordo para uma nova colaboração estratégica."
O acordo conjunto, que sustituye al que expiró en febrero, coloca o fim da disputa "Este acordo marca uma nova era de colaboração estratégica, onde a UMG considerou o pagamento de royalties aos seus artistas como insuficiente. Tem como objetivo ajudar os cantores e compositores a alcançar seu potencial criativo e comercial. Por sua vez, os seguidores do TikTok terão novamente acesso à música e aos catálogos da UMG, podendo criar vídeos não apenas com a trilha sonora dos artistas e compositores mais importantes do mundo, mas também com a dos novos talentos emergentes."
"Maior proteção dos artistas contra a IA."
"Os três principais pontos fortes do novo pacto concentram-se em melhorar a remuneração dos compositores e artistas da UMG, facilitando-lhes novas oportunidades de promoção e participação em suas gravações e músicas, bem como fornecendo-lhes mais proteção em relação à IA generativa.
Esta última questão, que tem preocupado a indústria musical, foi a mais difícil de ser resolvida durante as negociações. Assim, o destaque é o compromisso de garantir que a IA não prejudique a criatividade dos artistas e a "eliminar da plataforma a música gerada por essa tecnologia não autorizada."
"Estamos felizes em receber novamente a UMG", declarou Ole Obermann, diretor global de desenvolvimento de negócios musicais da rede social chinesa. "Trabalharemos juntos para garantir que as ferramentas de IA sejam desenvolvidas de forma responsável, permitindo uma nova era de criatividade musical e envolvimento dos fãs, ao mesmo tempo em que protegemos a criatividade humana.".
"Novas oportunidades de monetização para os cantores."
Além disso, como parte do acordo assinado, os artistas da UMG poderão se beneficiar de "novas oportunidades de monetização" utilizando as crescentes capacidades de comércio eletrônico do TikTok e em campanhas que apoiem os artistas da UMG em todos os gêneros e territórios globalmente.
O acordo chega em meio às dúvidas sobre o futuro a longo prazo de... TikTok en Estados Unidos. O presidente, Joe Biden, assinou uma lei que concede ao proprietário chinês da plataforma, ByteDance, 270 dias para vender seus ativos nos Estados Unidos. Uma medida que o TikTok classifica como proibição e pela qual... processo jundicial .Não é à toa que a rede social chinesa assegura que mais de 170 milhões de americanos utilizam seu serviço de vídeo e, globalmente, os dados da Statista mostram que possui mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais, conforme relatado pela Reuters.
Fuente: Reuters, Wired, Comunicado UGM y TikTok
Commentaires