A AIMEC (Academia Internacional de Música Eletrônica) é considerada umas melhores escolas de produção musical e de formação de DJ no Brasil, tendo oito unidades espalhadas pelo país, que inclui uma unidade em Portugal. A AIMEC está em atividades desde 2004. O Boss da AIMEC Portugal, AIMEC BC , AIMEC Florianópolis e produtor António Penalva (DJ KIMO), respondeu algumas perguntas para a DJ Music.
1 - AIMEC é uma escola pioneira na área de produção musical e de Djing (discotecagem), como se deu o início, de onde veio a ideia?
A AIMEC surgiu em 2004 em Curitiba, depois de quatro amigos DJS resolverem dar um curso de DJ que teve um grande sucesso. Foi a partir deste momento que começou a ideia de montar uma escola e surge a primeira AIMEC em Curitiba. Um ano depois, abriu a AIMEC Balneário Camboriú, cidade conhecida pelas suas festas com grandes DJS da cena nacional e internacional.
Hoje a AIMEC é uma rede de oito escolas espalhadas pelo Brasil e uma em Portugal.
2 - Como está o mercado musical hoje em relação ao trabalho do DJ?
Podemos dizer que o mercado está muito favorável e que existe em Portugal cada vez mais a consciência de que é preciso profissionalizar se para ter continuidade no mercado.
3 - Hoje, há milhares de cursos online e uma diversa variedade de tutorias disponíveis na internet sobre tudo que está relacionado com música, como a AIMEC lida com essa grande oferta? Qual o diferencial?
A AIMEC, como escola com cursos presenciais, sabe a importância de ter material de estudo super atualizado e a vertente humana que é muito valorizada nos nossos cursos, distingue-nos sem dúvida.
Funcionamos como uma grande família que cada vez mais no mundo atual, faz falta a todos que nos procuram!
4 - A música eletrônica é um dos gêneros musicais que tem o público mais fiel e um dos maiores no mundo, pra você, o que se deve a esse fato?
A música eletrônica chega ao mundo inteiro, não tem língua.....todos a entendem! Além de que tem a grande vantagem de chegar a diferentes públicos através das suas múltiplas vertentes e estilos musicais.
5 - Dentro da dance music há diversos gêneros sonoros, nos dias de hoje, ainda há algum tipo de preconceito entre os estilos, como acontecia em décadas passadas?
Não, muito pelo contrário, cada vez mais se juntam diversos estilos e se vai buscar grandes hits do passado. Neste momento assistimos a uma grande demanda de festas com estilo anos 90.
6 - A Universidade de Artes de Amsterdã (Holanda) criou um curso direcionado para o mercado eventos de música eletrônica chamado de AEMA (Amsterdam Electronic Music Academy), como você vê essas iniciativas?
Vejo de uma forma muito positiva! São excelentes e só vêm fortalecer o mercado da música eletrônica.
7 - O DJ em outras épocas era o artista que trazia as novidades musicais através das pistas de dança, esse perfil ainda continua vigente?
Claro que sim. O grande trabalho de DJ é exatamente uma constante pesquisa e atualização dos hits e músicas que são lançadas. Atualmente, devido à enorme quantidade de músicas produzidas, este trabalho torna-se mais difícil e moroso.
8 - A inteligência artificial está se tornado uma ferramenta muito comum em vários meios artísticos e em quase todo tipo de trabalho, como a I.A. afeta as produções musicais?
A IA e a música estão juntas para criar novas formas de música, ou seja, permite a criação muito mais rápida, já que tem acesso ao gosto do produtor e possibilita a criação de novas melodias a partir de dados de músicas existentes e não só.
9 - Qual o DJ/Podutor que passou pela AIMEC da qual vocês tem mais orgulho?
Não é possível, nem justo, referenciar um nome, já que pela AIMEC passaram muitos DJS e Produtores de grande sucesso na cena eletrônica atual.
10 - O futuro da profissão DJ.
Assistimos a uma crescente procura pela profissionalização nesta área. Muitos procuram a AIMEC como realizadora de um sonho que permite a satisfação de ter um hobbie, mas cada vez mais existe a procura por uma profissão...e o mercado é cada vez mais exigente.
Uma das grandes vantagens de estudar na AIMEC Portugal é que os nossos alunos são inseridos no mundo do trabalho após a conclusão do curso. A AIMEC tem vários parceiros que lhe possibilita proporcionar esta experiência e integração no mercado de trabalho.
Mais informações em: AIMEC
Comments