O DJ e produtor de Techno Music e também um dos pioneiros da ceda de Detroit (EUA), Jeff Mills, informou o lançamento de uma nova trilha sonora feita para o filme Metroplis (1927) que será lançada em 2023.
Com o nome de “Metroplis – Metropolis” é a segunda vez que Jeff Mills cria uma trilha sonora para o filme homônimo dirigido pelo cineasta alemão Fritz Lang (1890 -1976), sendo a primeira feita em 2000 com o titulo de “Metropolis“ lançado pela gravadora Tresor.
Enquanto a primeira trilha se concentrava na criação de música para cenas específicas do filme, o novo álbum reflete o enredo completo, com Mills optando por criar uma música que refletisse o clima geral do filme, em vez de “transcrição pura”, de acordo com uma declaração à imprensa.
A trilha sonora mistura música eletrônica com elementos clássicos – uma referência ao filme que se passa no ano 2000 e seu tema é encontrar um terreno comum entre o homem e a máquina.
Lançado 1927, o filme se passa em um ano futurístico e distópico de 2000, baseado no romance de Thea von Harbou (1888 - 1954) escrito em 1925 com o mesmo nome. Descreve um mundo onde senhores ricos governam a classe trabalhadora, que vive e trabalha incessantemente sob a cidade.
Mills acrescenta: “Criar música para a obra-prima de Fritz Lang, Metropolis, ao longo de muitos anos, foi e continua sendo uma ótima experiência. O filme é uma história sobre ‘homem contra homem’ com a ajuda de uma máquina”, continuou ele. “Seu tema dramático é tão relevante agora quanto era quando o filme estreou em 1927. Um filme para ser apreciado, mas também observado e examinado.”
Jeff Mills não é o primeiro artista de música eletrônica a se inspirar no filme clássico. O nome do clássico álbum do Kraftwerk de 1978, 'The Man-Machine', foi tirado do robô Maschinenmensch do filme de Lang.
Ralf Hütter, do Kraftwerk, disse certa vez: “Fomos muito influenciados pelos filmes mudos futuristas de Fritz Lang; Metrópolis e Dr. Mabuse. Somos a banda de Metropolis, sentimos que nossa música é uma continuação desse futurismo inicial.”
Mais informações em: Jeff Mills
Fonte: MixMag
Comments